quinta-feira, agosto 10, 2006

A Voz dos Deuses

"Os deuses falam aos homens com vozes diferentes, conforme eles são capazes de entender. Os jovens ouvem essas vozes no estrépito das batalhas ou no acto do amor, os velhos aprendem a escutar de outra maneira."

Há já bastante tempo que, alguém especial, tinha aguçado a minha curiosidade em relação ao livro A Voz dos Deuses de João Aguiar, mas há sempre livros ansiosos por saltar da prateleira, bem como outros mais malandros que nos fazem olhinhos das estantes das livrarias, feiras ou mesmo hipermercados, acabando aqui o pobre leitor por sucumbir aos seus encantos, deixando outros possíveis futuros amores para segundo plano. Contudo, finalmente chegou o dia em que o feliz contemplado seria mesmo o grande Viriato, e assim terminei de devorar este livro há três diazitos.
É realmente tão bom quanto eu pensava, e fiquei agradavelmente surpreendida quando me apercebi que uma peça que adorei ver, há uns dois anos atrás, foi baseada neste mesmo livro. E já agora, para além de sugerir a leitura do livro, sugiro também o visionamento da peça, porque é realmente interessante, e o cenário é fantástico: o místico Castelo de Almourol (bem, o cenário não é propriamente o castelo, sendo este, antes o pano de fundo, o palco em si é o anfiteatro ao ar livre que fica logo ali, na margem do Tagus).
Infelizmente não tenho fotos dessa belíssima noite, já que esta foi o final de um fim-de-semana em grande, e como tal a máquina fotográfica meteu baixa e recusou-se a trabalhar mais, mas garanto que vale a pena, que mais não seja pela espantosa ceia servida no intervalo, em que não faltam as malgas de vinho tinto e as sandes de bácoro! ;)
Esta ideia original deve-se ao grupo Fatias de Cá, que este ano repete a façanha, tendo outros espectáculos pelo país. Pessoalmente, estou bastante inclinada para dar um salto ao jardim Botânico de Coimbra, e ver a Inês.

http://www.fatiasdeca.com/

^*^

Sem comentários: